Bem fácil e prático, o monitoramento do sistema de energia solar oferece uma lista completa de informações relevantes para o bom funcionamento da usina. Entenda.

Fazer o monitoramento do sistema solar fotovoltaico é tão importante e necessário como realizar as suas manutenções periódicas.

Afinal, é pelo monitoramento que você consegue acompanhar em tempo real o andamento do sistema com dados e informações úteis para o desempenho da instalação.

Dessa forma, é possível aproveitar ao máximo as vantagens que um sistema de energia solar oferece. 

Afinal, uma instalação funcionando em perfeitas condições garante economia da rede elétrica e, claro, otimiza o retorno do investimento.

Se você tem alguma dúvida sobre como é feito o monitoramento dos sistemas solar fotovoltaico, o momento de esclarecê-las é agora!

Continue na leitura e conheça as informações que você tem acesso ao realizar o monitoramento, como é feito e quais as vantagens!

Como é feito o monitoramento do sistema solar fotovoltaico?

Ao instalar o seu sistema de energia solar, um equipamento chamado inversor solar é colocado para enviar informações a respeito do funcionamento da usina.

É por meio dele, conectado a sua rede wi-fi, que você recebe as informações em tempo real pelo seu smartphone, você acessa  o aplicativo por meio de um login e senha unicamente seus.

Assim, você pode acompanhar exatamente tudo que acontece na sua usina a qualquer tempo e de qualquer lugar.

A empresa que instalou o sistema é responsável por fazer a configuração do seu monitoramento.

Quais as informações terei acesso?

Por meio da plataforma de monitoramento você tem acesso a uma lista completa de informações para acompanhar e entender se a usina está realmente funcionando como deveria.

Em um só lugar, você analisa e compara dados de desempenho, verifica a potência, tem acesso a relatórios e muito mais. 

Confira o que você encontra de informação ao realizar o monitoramento do sistema solar fotovoltaico:

  • Geração de energia: mostra a quantidade de energia elétrica que está sendo produzida em tempo real;
  • Registros e relatórios: fornece o histórico da produção elétrica ao longo do tempo;
  • Estimativa de economia: você consegue saber o quanto está economizando no dia, mês, ano ou total acumulado;
  • Economia de CO²: o que demonstra a quantidade de CO² deixou de ser produzida com o uso da energia limpa.

Além de dados sobre o clima local, balanço energético, fotos da sua instalação e muito mais. 

Vantagens em realizar o monitoramento da energia solar

Acompanhar o seu gerador de energia solar, além de fácil e prático, só traz benefícios para você e para o projeto como um todo.  

Fazendo o monitoramento, você tem uma visão global do sistema e, portanto, é muito mais fácil identificar possíveis perdas na geração de energia e buscar as soluções adequadas.

Isso garante não só uma resposta mais rápida ao problema como também evita gastos com manutenções corretivas, por exemplo. 

Além disso, o monitoramento do sistema de energia solar fotovoltaico permite ainda que você confira os dados junto à distribuidora de energia da sua região.

Imagine o excedente de energia produzido pelo seu sistema não ser contabilizado como créditos na sua fatura por algum erro possível de acontecer.

Nesse caso, você consegue identificar o volume gerado pelo seu sistema e confirmar se estão corretos na fatura.

Para finalizar,  com o monitoramento você é capaz de avaliar o retorno sobre o investimento através dos históricos de geração e o quanto você já economizou.

Caso você já possua a sua usina, não deixe de realizar o monitoramento do sistema de energia fotovoltaico, mas se ainda ficou alguma dúvida, nós podemos te ajudar.