A energia 3D é uma teoria que engloba três conceitos importantes para o futuro da eletricidade: descarbonização, descentralização e digitalização, saiba mais.
O mundo todo vem se esforçando para tornar o setor elétrico mais limpo e sustentável, e com isso, diversas teorias foram criadas para ajudar nesse avanço. Uma delas é a energia 3D, também conhecida como efeito 3D ou os 3 D’s da energia.
Esse conceito, como seu nome sugere, está relacionado a três aspectos da geração de energia: a descarbonização, a descentralização e a digitalização. Todos eles têm o poder de impactar toda a cadeia de produção de energia mundial.
Energia 3D no Brasil
No nosso país não é diferente, a energia 3D já é um assunto bastante difundido entre pessoas do meio. Diversos investimentos em automação e digitalização de processos ligados ao consumo de energia de indústrias, comércios e residências já existem aqui.
- Descarbonização
A nível nacional, a descarbonização acontece com enorme velocidade. Esse conceito está baseado na troca de energia proveniente de combustíveis fósseis por energia limpa, como a gerada por Usinas Eólicas, Usinas de Biomassa e Usinas Fotovoltaicas Solares.
O Brasil é um dos países que assinaram o Acordo de Paris, em 2015, portanto faz parte do plano nacional diminuir a zero a emissão de gases do efeito estufa até o ano 2030. Além disso, o Plano Nacional de Energia também busca o aumento do uso de fontes renováveis.
- Descentralização
A descentralização tem como objetivo tornar o setor elétrico mais diversificado, com maior número de fontes de energia. Isso fará com que o acesso à energia elétrica se torne mais acessível.
Outra meta da descentralização é tornar o consumidor mais independente na geração de energia, gerenciando seus próprios sistemas. Isso ajuda a tornar as tarifas mais baixas e a democratizar o acesso a esse bem de consumo.
- Digitalização
A digitalização surge como uma alternativa mais segura e rápida para o gerenciamento do setor elétrico. Com ela, todas as áreas das companhias acabam passando por uma modernização, entregando melhor desempenho.
A Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas são alguns dos mecanismos que vêm sendo utilizados dentro da digitalização do setor elétrico – melhorando o funcionamento das redes de eletricidade e a cadeia elétrica de geração-transmissão-distribuição.
Futuro da energia elétrica
Ainda falta muito investimento e pesquisa no setor para que o efeito 3D seja alcançado na geração de eletricidade, tanto no Brasil como no mundo. Mas, os últimos anos mostraram que com foco, os objetivos podem ser atingidos rapidamente.
O principal deles ainda é o esforço para que energias renováveis tomem o lugar de antigas fontes não renováveis. Por isso, investir na força do vento, do sol, marítima, da biomassa e outras é necessário para alcançar essa meta.
Para isso, é preciso que essas usinas passem a ter custos mais competitivos e as pessoas consumidoras sejam educadas para escolher modelos de energia “limpa” para o fornecimento de eletricidade das suas casas e estabelecimentos.