A eficiência energética da indústria tem como grande aliado o investimento em fontes de geração de energia renováveis, leia mais.

A eficiência energética da indústria visa a otimização de processos para evitar o desperdício de recursos energéticos. Ao optar por um uso eficiente da energia, ganha-se em geração de economia, redução de gastos e na preservação do meio ambiente. A eficiência energética da indústria tem como grande aliado o investimento em fontes de geração de energia renováveis, leia mais.A eficiência energética da indústria visa a otimização de processos para evitar o desperdício de recursos energéticos. Ao optar por um uso eficiente da energia, ganha-se em geração de economia, redução de gastos e na preservação do meio ambiente. 

Inclusive, a sustentabilidade do planeta está intrinsecamente ligada à eficiência energética em diversas frentes. E ainda garante mais competitividade aos negócios – já que cada vez mais os consumidores cobram isso das indústrias. 

O que é eficiência energética? 

O conceito de eficiência energética gira em torno da diminuição do uso de recursos energéticos, mas mantendo ou aumentando a produtividade. Além de promover também economia financeira. 

Para alcançar esse padrão é necessário investimento em processos e produtos que sejam energeticamente eficientes. Esse conceito não é exclusivo da indústria, podendo também ser aplicado no campo, no setor público e em residências. 

Um exemplo simples, que mostra como a eficiência energética pode fazer parte do nosso dia a dia, são o uso de lâmpadas LED. Essa tecnologia é a mais eficiente do mercado por transformar eletricidade em luminosidade sem grande produção de calor. 

Boas práticas na indústria

Para garantir a eficiência energética na indústria é preciso adotar ações que visam o alcance desse patamar nos processos e nos produtos, como já citamos anteriormente. Investir em materiais que possibilitam a diminuição do uso de energia é um exemplo disso.

Na indústria automotiva, por exemplo, uma das grandes tendências é a criação e o investimento em veículos que utilizam menos combustíveis fósseis (derivados do petróleo), que utilizam fontes de energia elétrica ou híbrida. 

As energias renováveis são as grandes aliadas

Mas as energias renováveis não são apenas aliadas da indústria automotiva, e sim de todos os setores industriais quando falamos de eficiência energética. Utilizar fontes de energia renováveis é um passo importante para o planeta, e a indústria deve fazer parte disso. 

Por isso, o investimento em painéis de energia fotovoltaicas solares, em turbinas de energia eólica, em biomassa, em energia movida pelas marés também pode fazer parte do planejamento financeiro de empresários do setor.  

A energia solar, por exemplo, é uma das mais sustentáveis, pois é limpa e renovável – não utilizando matérias primas que ficarão escassas na natureza, nem gerando lixo e poluição para o planeta, contribuindo também para a não poluição sonora dos ambientes. 

Já a energia eólica é outra opção renovável, produzida pela força dos ventos a partir de turbinas com hélices. No Brasil, ela vem ganhando força principalmente no nordeste do país, onde a incidência de ventos é maior pela proximidade do litoral.

Portanto, existem opções “limpas” de fontes de energia que vem se tornando cada vez mais acessíveis a indústrias e demais setores da sociedade. E que precisam ser mais pesquisadas e investidas para que virem regra e não mais exceção. 

Implementar a eficiência energética na indústria faz parte de um plano mundial para a redução de emissões de gases do efeito estufa. Por isso, novas tendências estão surgindo rapidamente no setor.