Para além da própria economia de quem gera energia solar e a tranquilidade de consumir uma energia limpa, a energia solar fotovoltaica ainda oferece inúmeros benefícios para a rede elétrica convencional e toda a população. Entenda!

A energia solar já é bastante conhecida por ser uma das fontes de energia limpa mais acessíveis que dispomos atualmente. Motivos para isso não faltam, afinal os sistemas de geração fotovoltaica não agridem o meio ambiente, estão cada vez mais baratos e podem ser instalados em basicamente qualquer lugar do mundo.

Não há dúvidas de que, além de diminuir drasticamente o impacto ambiental na geração de energia e possibilitar uma expressiva redução nos gastos com energia elétrica para os geradores-consumidores, a energia solar oferece inúmeras vantagens àqueles que optam por instalar um sistema fotovoltaico em sua indústria, comércio ou residência.

Mas, o que muitos não sabem, é que ela possibilita benefícios para a rede elétrica em geral e, consequentemente, para toda a população. Quer saber como isso é possível? Confira a seguir!

Diminuição de custos de eletricidade

Se mais pessoas aderirem ao uso de energia solar, consequentemente a demanda da rede elétrica convencional diminui. Este maior alívio das redes de distribuição e transmissão resulta na redução da necessidade de manutenções e diminuição de gastos de forma geral para as distribuidoras, o que é revertido em um menor custo para os consumidores.

São muitos os fatores que influenciam no preço final da energia elétrica tradicional (consumo, infraestrutura, transmissão, demanda) e, nesse sentido, a utilização da energia solar gera um impacto positivo para a rede elétrica e para aqueles que a utilizam.

Menos pessoas utilizando a energia elétrica convencional significa que a chance de haver sobrecarga na rede é reduzida consideravelmente, sem contar a economia gerada com a possibilidade de redução de melhorias e manutenções nessa infraestrutura fornecedora de energia.

Mais segurança energética e estabilidade

Ainda, o fato de os sistemas fotovoltaicos gerarem energia próximo ou no próprio local de consumo reduz problemas relacionados a quedas de energia e outras interrupções, problema que regularmente afeta consumidores de outras fontes de energia que requerem longas vias de transmissão.

Evita sobrecargas nas redes de transmissão de energia elétrica

Como mencionamos, se há menos pessoas usando energia elétrica como sua fonte total ou principal, haverá menor demanda e menos sobrecarga nas redes de distribuição de outras fontes energéticas. Mas, para que isso aconteça de fato, é muito importante que antes da instalação dos módulos de energia solar seja calculada a demanda de energia com exatidão.

Dessa forma, é possível que a energia fotovoltaica seja totalmente aproveitada e que supra a demanda dos que a consumirão, evitando-se maiores gastos com sistemas de armazenamento e, claro, a indesejada perda de energia pelo excesso gerado.

Redução de perdas de energia

A rede tradicional de fornecimento de energia elétrica é bem complexa e precisa distribuir energia por meio de longos canais de transmissão. Nesse processo, se perde uma quantia considerável de energia (mais de 15% de toda eletricidade gerada), sem mencionar os gastos de manutenção e melhorias desses sistemas.

Levando em conta que na grande maioria das vezes os módulos de captação e armazenamento de energia solar são instalados no mesmo local em que serão utilizados, há uma drástica redução na quantidade de energia perdida, já que não são necessários extensos meios para distribuí-la.

Eletrificação geral e aceleração do desenvolvimento em países emergentes

O mundo tem passado por um grande e acelerado desenvolvimento e, com isso, surge uma crescente demanda energética. Nesse contexto, é inegável que aqueles que possuem meios de captação, aproveitamento e armazenamento da energia solar contribuem muito para que o aumento do consumo de energia seja suprido sem que haja sobrecargas nos demais sistemas e fontes energéticas.

Ainda, a energia solar se mostra uma alternativa economicamente viável e vantajosa também nos países em desenvolvimento, que possuem pouca infraestrutura e uma considerável parte da população com pouco ou nenhum acesso à energia elétrica. Afinal, regiões que não são atendidas pelas redes de distribuição convencionais, geralmente por ser antieconômico a extensão ou melhora das linhas de transmissão, podem criar redes inteligentes e microrredes de autoconsumo de forma independente.

Pensando a respeito de todas essas informações e dos muitos outros benefícios da energia solar fotovoltaica, fica difícil não a desejar, não acha?

Para saber mais sobre como você também pode usufruir dessa incrível fonte energética e todos seus benefícios, fale com a gente! Um de nossos especialistas irá te explicar tudo que você precisa saber e montar um projeto de acordo com a sua realidade.