Confira por que a energia solar é tão vantajosa e os motivos para ter um sistema fotovoltaico na sua casa ou empresa o quanto antes.

A energia solar é, atualmente, a segunda fonte energética mais utilizada no mundo, sendo também a que mais vem crescendo ao longo dos últimos anos.

No nosso país tropical, os painéis fotovoltaicos têm ganhado mais e mais telhados, nos levando, inclusive, a mais um marco importante: 1 milhão de sistemas de energia solar instalados no território brasileiro!

E não tenha dúvidas, esse é um número a ser muito comemorado, afinal os benefícios disso são colhidos por todos, de consumidores e empresas do setor a toda a sociedade, por meio dos milhares de empregos gerados, emissões de toneladas de CO2 evitadas e milhões de reais economizados mensalmente em contas de luz.

Agora, se você ainda está na dúvida se faz esse investimento ou não, trouxemos 5 motivos que irão te convencer a não perder mais tempo e começar a utilizar a energia solar na sua casa ou empresa imediatamente!

1- Economia

 De fato, o principal fator buscado pelos consumidores em fontes alternativas de energia é a economia nas contas de luz, algo que definitivamente a energia solar fotovoltaica pode oferecer.

Podendo chegar a uma redução de até 95% na conta todos os meses, o sistema fotovoltaico garante previsibilidade e economia desde o primeiro mês de instalação até o fim da vida útil do equipamento, que é de 25 anos no mínimo.

Ao realizar o projeto com uma empresa especializada, o sistema de energia solar será dimensionado de acordo com o seu consumo, área de telhado para instalação dos equipamentos e condições climáticas do local. Todos os cálculos são feitos visando um sistema que produza toda a quantidade de energia que você consome normalmente. 

De acordo com as regras do segmento de geração distribuída, a energia gerada pelo seu sistema e que não é consumida imediatamente, é injetada na rede pública em troca de créditos, que são abatidos nos períodos de baixa ou nenhuma geração de energia, como em épocas chuvosas ou à noite. Assim, você só paga mensalmente uma taxa mínima referente à disponibilidade e uso da rede, que é obrigatória a todos os consumidores.

Já pensou em quanta economia você terá ao longo desses 25 anos de vida do equipamento? Na verdade, você não precisa imaginar, fale conosco agora mesmo e iremos fazer uma simulação sem compromisso para você ter todos os números à mão e se surpreender!

2- Proteção de oscilações das tarifas energéticas

Entre períodos críticos de seca nos reservatórios das hidrelétricas, o acionamento de termelétricas, importação de energia e volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis, as tarifas energéticas têm oscilado bastante nos últimos anos, subindo a índices mais altos até que o da inflação oficial, o IPCA.

A energia solar fotovoltaica oferece uma vantagem significativa não apenas na redução mas também na estabilização das suas contas de luz, protegendo do aumento da inflação energética.

3- Sustentabilidade e redução da pegada de carbono

A energia gerada a partir de painéis fotovoltaicos instalados em telhados é totalmente limpa, sem emissão de gases poluentes, desmatamentos ou outros impactos ambientais.

E acredite, utilizar a energia solar pode realmente fazer a diferença na saúde do nosso planeta. De acordo com a Agência Internacional de Energia, precisamos adicionar 100 milhões de sistemas fotovoltaicos em telhados até 2030, além dos atuais 25 milhões, para atingirmos o compromisso Net-Zero até 2050. Descarbonizar o planeta e reduzir o aquecimento global é um esforço conjunto, e a energia solar tem papel fundamental nisso.

4- Rápido retorno do investimento

À primeira vista, o valor da instalação pode parecer alto, mas realmente se trata de um investimento, com um curto payback de 3 a 5 anos, em média. Após esse período, você ainda terá 20 anos ou mais de geração de sua própria energia, podendo reaver em até dez vezes o valor investido no sistema por meio dessa economia.

5- Isenção de taxação do sol até 2045

Por fim, um motivo importante para você não esperar mais e investir em energia solar imediatamente: o Marco Legal da Geração Distribuída, sancionado em janeiro deste ano, determinou uma nova cobrança para quem gera a própria energia solar por meio do sistema on-grid (conectado à rede pública de distribuição).

Apelidada de “taxação do sol”, essa tarifa será cobrada em um sistema de escalonamento de percentuais ao longo dos anos, reduzindo a economia de quem adota o sistema.

No entanto, tanto quem já tinha o sistema instalado quanto novos usuários dentro do prazo de 12 meses a partir da publicação da Lei, estarão isentos da cobrança até 2045.

Então não há dúvidas de que esse é o momento ideal para você investir na sua economia a longo prazo e garantir o conforto e sustentabilidade que a energia solar fotovoltaica tem a oferecer.

Vamos realizar este projeto juntos? Entre em contato com nossa equipe para tirar todas suas dúvidas e receber um orçamento personalizado de acordo com a sua realidade.