A matriz energética brasileira vem se modificando ao longo dos anos para que o uso de fontes de energia renováveis seja intensificado no país, leia mais. 

Considerada como uma das mais renováveis do mundo, a matriz energética brasileira utiliza  48% de fontes limpas, enquanto a média de outros países fica em apenas 14%. Mas, mesmo com números animadores, ainda há um longo caminho sustentável pela frente. 

A participação das fontes renováveis ainda precisa crescer em 52% para que o país zere a emissão de gases do efeito estufa até 2050, alcançando a meta colocada pelo Relatório “Como viabilizar um Brasil neutro de gases do efeito estufa?”

A pluralidade da matriz energética brasileira

Uma matriz energética é o conjunto de fontes disponíveis em um país, que supre toda a demanda de energia de seu território sendo ela elétrica ou não. Ou seja, nem todo tipo de matriz energética produz energia elétrica. 

O petróleo e seus derivados, por exemplo, são as fontes energéticas mais utilizadas no Brasil, porém, as usinas hidráulicas são a matriz de energia elétrica mais convencional no país, tendo 65,2% da abrangência nacional. 

Muitas ações vêm sendo tomadas pelo Poder Público para que isso mude, as hidrelétricas causaram, nos últimos anos, uma crise energética no país, principalmente devido aos períodos de grande estiagem, e foi preciso investir em outras matrizes de energia elétrica, em destaque algumas:

  • Energia de Biomassa

A biomassa é a segunda matriz energética mais utilizada no Brasil, gerando 19,1% do abastecimento do país. Ela é oriunda, majoritariamente, de bagaço de cana de açúcar, mas pode ser feita a partir de outros materiais de origem animal e vegetal.

Produzida em usinas termelétricas, a partir da queima dos insumos, a biomassa é uma fonte de energia renovável.  

  • Energia Eólica 

Atualmente, o Brasil conta com 695 parques de energia eólica, 90% deles localizados no Nordeste brasileiro. A participação da energia eólica é de 8,8% na matriz energética brasileira, porém a estimativa é de que esse percentual chegue a 13,6% até o fim de 2025.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o Brasil tem potencial para geração de energia eólica o suficiente para atender o triplo da demanda atual de eletricidade do país. 

  • Energia Solar Fotovoltaica

Outra fonte de energia renovável de destaque no Brasil é a solar fotovoltaica, que corresponde a menos de 2% da matriz energética, mas possui o maior potencial de crescimento para os próximos anos. O crescimento dessa fonte no país tem sido exponencial, aumentando 66% só em 2020.

O futuro da matriz energética brasileira

O Ministério de Minas e Energia (MME) espera que as fontes de energia renováveis cheguem a acima de 80% em 2030, e 85% em 2050 de participação na matriz energética brasileira. 

Mas, segundo o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do MME, André Osório, essa meta só será atingida se o país aproveitar seus potenciais eólicos, solar e de biomassa. 

Além disso, é preciso que o Governo continue a investir em políticas públicas para a área e que a população passe por uma mudança de perfil em relação ao consumo do recurso, buscando economia e aprimoramento tecnológico nas soluções de suprimento de energia. 

Quer fazer parte deste movimento e ainda economizar na conta de energia? Fale agora conosco!