O inverno está chegando… será que o frio atrapalha a geração de energia solar? Entenda por que seu sistema funciona mesmo na estação mais fria do ano.

Uma questão comum que recebemos por aqui é: “Mas e no inverno, o sistema de energia solar ainda funciona? Não ficamos no prejuízo nessa época?

A resposta é simples: o sistema de energia solar fotovoltaica funciona, e muito bem, nos dias frios de inverno. E não, você não ficará no prejuízo. Fique tranquilo pois irá manter sua economia com todo o conforto assim como no verão.

Agora você talvez esteja pensando que afirmamos isso pois estamos em um país tropical, no qual o inverno não é tão rigoroso mesmo nas regiões mais ao sul, mas não é bem assim. É verdade que estamos em uma posição geográfica bastante vantajosa em relação à radiância solar para geração de energia, mas o que realmente faz diferença nesse quesito é que a tecnologia fotovoltaica não precisa de calor para gerar energia. Você sabia disso?

Para você entender melhor, vamos explicar as diferenças das principais tecnologias de energia solar: térmica e fotovoltaica. Veja a seguir!

Energia solar térmica x energia solar fotovoltaica

Para acabar com essa dúvida: os dois tipos de energia solar, térmica e fotovoltaica, funcionam de formas diferentes. Enquanto a energia solar térmica exige a captação do calor do sol para aquecer líquidos por meio de placas coletoras, a solar fotovoltaica capta a luz da radiação solar para convertê-la, através do efeito fotovoltaico, em eletricidade.

Dessa forma, a energia solar térmica será mais utilizada para aquecimento da água para chuveiros, por exemplo, ou em processos industriais. Já a energia solar fotovoltaica converte os raios solares em eletricidade normal, que então pode ser utilizada em toda a casa, de iluminação a eletrodomésticos.

Energia solar fotovoltaica no inverno

Como você viu, ao termos luz do sol, independentemente se é inverno ou verão, se está frio ou quente, seu sistema irá funcionar e gerar energia suficiente para o imóvel.

Na verdade, seu sistema irá funcionar muito bem, pois os painéis fotovoltaicos são feitos de silício, um material bastante utilizado em equipamentos eletrônicos e que tem maior eficiência em baixas temperaturas. Então o frio será uma vantagem no desempenho dos painéis.

Um contraponto na eficiência de geração de energia solar no inverno, no entanto, é que os dias são mais curtos e a angulação do sol em relação à Terra é diferente, fazendo com que a luz chegue de forma mais amena à superfície, fatores que afetam a quantidade de energia produzida.

Mas não é algo a se preocupar, afinal como a angulação dos painéis é muito importante para a eficiência do seu sistema, a equipe técnica responsável pelo dimensionamento do seu sistema irá fazer os cálculos para compensar esses fatores e garantir que ele seja altamente eficiente durante o ano todo.

Vale lembrar que, para isso, é preciso contratar uma empresa especializada no ramo de energia solar, que tenha a experiência e o domínio necessários para dimensionar e instalar seu sistema corretamente e com o máximo de desempenho, viu?

Ah, outra informação importante é que como no verão é possível que tenha geração de energia superior devido aos dias mais longos e maiores níveis de radiação solar, você poderá utilizar os créditos excedentes para compensar uma possível redução de geração de energia, ou seja, ainda é possível manter os níveis de economia. Outra preocupação a menos.

Economize também no inverno com energia solar

Agora que você entendeu como funciona a energia solar fotovoltaica no inverno e que seu sistema ou economia não serão prejudicados pelo frio, que tal começar a economizar com a energia elétrica desde já?

Se seu consumo pode aumentar nos próximos meses com aquecedores, banhos quentes e outras necessidades elétricas, considere a instalação de um sistema fotovoltaico para reduzir em até 95% sua conta de luz ainda neste inverno.

A BMB Energy é a escolha ideal para você que quer um serviço mais profissional, personalizado, eficaz e rápido em energia solar fotovoltaica. Clique aqui e solicite uma proposta!