Se você está considerando a geração de energia solar, é hora de tirar suas dúvidas e entender como é o processo de adesão.

Com as tarifas de energia cada vez mais caras e com o vários benefícios da geração própria de energia fotovoltaica, não dá pra negar que ela está se tornando a opção mais vantajosa para os brasileiros.

Afinal, ter uma redução significativa na conta de energia ainda no primeiro mês de instalação é um atrativo e tanto.

Mas sabemos que, se você está considerando instalar energia solar na sua residência ou empresa, deve ter algumas dúvidas relativas às vantagens, funcionamento e como realmente pode se beneficiar dessa forma de geração de energia. 

No post de hoje, vamos passar por alguns aspectos importantes, benefícios que a energia fotovoltaica tem a oferecer e o que você precisa saber antes de aderir à geração distribuída. Vamos lá?

Custos de instalação e retorno

Os custos de instalação de energia solar no Brasil caíram drasticamente nos últimos anos. Hoje, contamos com mais tecnologia a um valor 80% menor do que há apenas 10 anos atrás, se provando ser um investimento ainda mais rentável e acessível.

Ainda, é possível obter um financiamento caso necessário. No Brasil já existem mais de 70 linhas de crédito e financiamentos para investimento em energia solar.

E o melhor é que o tempo médio de pagamento do investimento é de 5 anos. Dependendo do consumo, só a economia mensal da conta de luz já pode ser suficiente para o pagamento do valor das parcelas.

Em relação ao sistema, é claro que quanto maior a demanda energética, maior o porte do sistema e seu custo. Mas a notícia boa é que ele ganha por escala, logo quanto maior o projeto, menor o custo unitário e melhor o tempo do payback.

Outra informação muito importante que você deve saber é que os painéis possuem vida útil de 25 anos.

Como instalar? Procure uma empresa especializada!

Isso mesmo, não tente comprar e instalar as placas fotovoltaicas sozinho. Este é um processo complexo que envolve diversos conhecimentos para fazer os cálculos corretos, utilizar ferramentas e equipamentos específicos etc. 

Se tentar instalar sozinho, você corre o risco de sofrer acidentes graves e ainda ter sérios prejuízos financeiros, podendo queimar o inversor de potência e danificar o sistema elétrico da sua casa.

Portanto, escolha uma empresa qualificada, que tenha expertise na área, garantia dos equipamentos e do trabalho de instalação e que ofereça todo o suporte para você fazer o seu dinheiro valer ao máximo com o investimento.

Como é o processo de adesão à geração de energia solar

Agora que você já entende sobre os custos, vantagens e a necessidade de uma instalação profissional, vamos explicar como é o processo para você começar a gerar sua própria energia:

Contato

Ao entrar em contato com a empresa especializada, é preciso ter em mãos uma conta de luz recente para ser feita a análise do seu consumo e necessidade. 

Orçamento

Para se ter um orçamento completo, é realizado o estudo técnico da sua demanda, disponibilidade e condições de terreno ou área de telhado para instalação, incidência solar e alguns outros fatores.

Por exemplo, a direção na qual as placas serão instaladas afeta a eficiência do sistema. O indicado é que elas estejam voltadas à área de maior incidência de luz solar, que no caso do Brasil, seria apontando para o Norte. Porém, se não for possível, você ainda poderá usufruir da geração de energia solar, talvez com capacidade reduzida ou com um sistema maior.

Todas essas informações são importantes para definir o tamanho do sistema, valor e, inclusive, o seu tempo esperado de payback (seu retorno sobre o investimento).

Autorização

Normalmente, é necessária a autorização da concessionária de energia local para realizar a conexão do sistema junto à rede de distribuição. Aqui na BMB, nós cuidamos disso para você, não precisa se preocupar.

Instalação

A equipe especializada então vai até o local para realizar a instalação do seu sistema de geração de energia. Após a instalação, solicitamos vistoria da concessionária para verificar se está tudo ok.

Com tudo certo, seu sistema fica interligado à rede elétrica e você já pode usufruir do conforto e economia que a geração de energia fotovoltaica proporciona.

Definitivamente, aderir à geração de energia solar é uma excelente forma de economizar dinheiro e ainda reduzir sua pegada de carbono. 

Se você ainda tem alguma dúvida, ou está pronto para usufruir de todos os benefícios da energia fotovoltaica, fale com a gente!