Tanto proprietário quanto inquilino podem adquirir e instalar um sistema fotovoltaico em imóvel alugado. Confira as possibilidades para aproveitar os benefícios da geração própria de energia o quanto antes.

Você já viu tudo sobre as vantagens da geração própria de energia solar, imaginou a economia e conforto que pode ter, mas se viu descartando a opção por seu imóvel, residencial ou empresa, ser alugado?

Bem, temos uma ótima notícia: é possível sim instalar um sistema fotovoltaico em imóvel alugado!

Existem vários pontos a serem considerados e diversas possibilidades neste sentido, então vamos explicar tudo para que você encontre a melhor solução para o seu caso. Boa leitura!

O que é importante se atentar

No sistema on-grid, o sistema fica vinculado ao titular da conta de energia do imóvel. Portanto, se o investimento for seu, como inquilino, pode ser necessário transferir a titularidade da conta.

Após a instalação, se você for se mudar, é possível levar o equipamento para o novo endereço. No entanto, deverá solicitar à concessionária local a elaboração de um novo projeto elétrico para o novo imóvel.

De quem será o investimento na energia solar, proprietário ou inquilino?

Antes de mais nada, conversar com o proprietário do imóvel é imprescindível, afinal independentemente do tipo de instalação, ele sempre precisa estar informado de quaisquer mudanças na sua propriedade. Geralmente mudanças estruturais não são necessárias, mas existe a possibilidade caso o espaço de telhado não seja suficiente ou não tenha posicionamento para incidência solar adequada.

Mas, o mais importante dessa conversa é entender as intenções de cada um para chegar ao melhor acordo, que beneficie ambas as partes. Afinal, a instalação de um sistema fotovoltaico pode valorizar o imóvel em até 20%, então o proprietário também pode se beneficiar cobrando mais pelo aluguel ou na venda do imóvel, caso deseje.

Outra possibilidade ainda é o autoconsumo remoto, no qual o proprietário de mais de uma unidade consumidora, atendidas pela mesma concessionária de energia e sob o mesmo CPF ou CNPJ, pode utilizar os créditos da energia gerada excedente em um imóvel para abater da fatura de luz de outro imóvel. Então vale apresentar essa possibilidade ao proprietário!

Agora, se o investimento for do inquilino, é possível, com a autorização do proprietário, instalar seu sistema temporariamente ali ou, até, servir como um investimento: a economia com as contas de luz pode virar uma poupança para adquirir o imóvel futuramente, se o proprietário tiver interesse em vender.

Percebe como as possibilidades são muitas e mais simples do que você imaginou? E, ainda, que podem ser vantajosas para ambos? Então é tudo uma questão de conversar e avaliar a melhor opção.

De qualquer forma, uma dica geral é: se você pretende ficar no imóvel por um período superior a 3 anos, o investimento já se paga e vale a pena.

Se você quer saber mais sobre as vantagens e possibilidades da energia solar no seu imóvel, próprio ou alugado, fale com a gente e aproveite todas as vantagens da energia solar.

Aqui na BMB Energy, já ajudamos nossos clientes a economizarem mais de R$700.000 por mês, através de mais de 9.000 KWP instalados, e nossos especialistas estão prontos para tirar todas suas dúvidas e montar um orçamento personalizado e sem custo algum.