Descubra as vantagens de homologar o seu sistema e como fazer a liberação do seu sistema fotovoltaico.
Após entender todos os ganhos que a energia solar pode trazer para o seu negócio, executar o processo de homologação do seu sistema fotovoltaico da maneira correta é fundamental para a realização do seu sonho de independência energética.
A boa notícia é que, apesar de parecer uma tarefa complicada, homologar a sua energia é mais fácil do que você imagina.
Por que homologar a sua produção de energia solar?
Com os altíssimos índices de satisfação dos proprietários de pequenas e médias empresas que adotaram o sistema de energia solar para seus estabelecimentos, um questionamento tem ganhado força entre os empresários: é obrigatório homologar o sistema da minha empresa na concessionária pública local?
Para a grande maioria dos casos, a resposta é sim.
Uma vez que a configuração dos sistemas de energia solar mais utilizada é do tipo ON-GRID, onde a energia solar produzida é injetada diretamente na rede elétrica, a homologação, portanto, é necessária e obrigatória.
A exceção acontece quando sistema adotado é do tipo OFF-GRID, no qual a energia produzida é armazenada em baterias e o imóvel não tem nenhuma conexão com a rede elétrica pública.
Nesse sentido, já que a rede elétrica pública pertence à concessionária local, homologar o seu sistema fotovoltaico é a melhor forma de evitar qualquer problema futuro com o uso da sua energia solar.
Abaixo, vamos compartilhar os 5 passos necessários para você realizar a sua homologação sem dor de cabeça.
Passo 1: Solicitar o acesso de microgeração/minigeração.
O início de todo o processo se dá pela “Solicitação de acesso de microgeração” junto à concessionária de energia da sua região.
Nesse momento, a concessionária solicitará alguns documentos para dar andamento ao processo, incluindo o projeto fotovoltaico desenvolvido por uma empresa de confiança.
Caso queira ter toda a tranquilidade desde o começo de tudo, você pode conceder também uma procuração para a BMB liderar o processo em seu nome, desde esta primeira solicitação.
Passo 2: Aguardar análise de solicitação.
Após feita a solicitação, o passo seguinte é aguardar o resultado da análise da concessionária, que pode ser aprovação ou reprovação.
Em caso de reprovação, a concessionária pedirá as correções necessárias para que então se realize uma nova solicitação.
Em caso de aprovação, será emitido pela concessionária de energia um documento chamado “Parecer de acesso de Microgeração”.
Passo 3: Realizar instalação do sistema.
Uma vez aprovada a solicitação, o projeto de instalação apresentado já está igualmente aprovado e pode ser executado.
De todas as etapas do processo de homologação, esta é a principal e, portanto, vale lembrar da importância de escolher uma empresa de referência na área para instalação do seu sistema, como a BMB, que conta com vasta experiência e um rico portfólio na área.
Passo 4: Solicitar vistoria do sistema instalado.
Após a etapa de instalação do sistema, você precisa solicitar uma vistoria no local, realizada pela equipe da concessionária da região.
Nesta etapa, a equipe realizará os testes necessários para garantir a segurança e o bom funcionamento do seu sistema.
Passo 5: Troca do relógio.
Por fim, como último passo do processo de homologação, é responsabilidade da concessionária fazer a troca do relógio unidirecional pelo relógio bidirecional, uma vez a instalação sendo aprovada na etapa de vistoria do sistema.
Feita esta substituição do relógio pela concessionária, o sistema já está pronto para funcionar e gerar economia e qualidade de energia para o seu negócio.
Entre em contato com um dos consultores da BMB e tire todas as suas dúvidas para construir e homologar o seu sistema de energia solar.