Cada estação do ano possui suas particularidades no que se refere à geração de energia solar. Entenda os fatores envolvidos e porque a energia solar fotovoltaica funciona durante o ano inteiro!

Quando se fala em energia solar no Brasil, já pensamos na verdadeira abundância de radiação solar e como essa geração de energia é tão vantajosa por aqui.

Não é para menos que ela esteja dobrando a capacidade instalada a cada ano no país, afinal, enquanto as tarifas de energia convencionais aumentam assustadoramente, o preço dos equipamentos fotovoltaicos caem e se tornam cada vez mais acessíveis.

Então de fato não dá pra negar que essa é a fonte de geração de energia ideal para um país tropical como o Brasil, mas e fora do contexto macro, como fica? Ainda é um país extenso, com grande diversidade climática e que também tem suas variações de acordo com as estações do ano, mesmo elas não sendo tão definidas quanto em outros países da Europa, por exemplo.

Bem, vamos adiantar que, mesmo com as variações regionais e das estações do ano, o Brasil em toda sua extensão ainda é um país altamente tropical e que, mesmo nas regiões mais frias, recebe incidência solar suficiente para gerar energia durante o ano todo. Tanto que, na região menos ensolarada do Brasil incide mais irradiância solar que na região mais ensolarada da Alemanha, país líder em geração de energia solar no mundo.

Então, para você entender como isso acontece e como fica a geração de energia solar durante as 4 estações do ano, vamos explicar primeiro alguns fatores que afetam o funcionamento e produção da energia fotovoltaica. Vamos lá?

Fatores que influenciam na geração de energia solar fotovoltaica

A primeira coisa que precisamos deixar claro aqui é que estamos falando da energia solar fotovoltaica, que é diferente da energia solar térmica. 

Enquanto a energia térmica depende do calor gerado pelo sol para aquecer água ou outros fluidos, a energia solar fotovoltaica depende apenas da luz do sol (radiação solar). Isso significa que o aquecimento das placas não é necessário.

Já percebe como isso faz diferença no contexto clima x energia solar? 

Mas então, se tratando de energia solar fotovoltaica, alguns fatores importantes relativos ao clima afetam a produção energética, como:

  • A duração do dia: quanto mais longo o dia, mais tempo de incidência solar e maior a produção de energia
  • Sujeira nos painéis: muitas folhas, poeira ou outras sujeiras nos painéis atrapalham a captação da radiação solar
  • Tempo “fechado”: ainda há produção de energia, mas quando o céu está nublado, a radiação solar diminui e essa produção é menor
  • Superaquecimento: como você viu que o importante para a eficiência das placas fotovoltaicas é a luz e não o calor, saiba que, na verdade, temperaturas muito altas no equipamento podem afetar seu funcionamento. Isso se dá porque a maioria das placas fotovoltaicas são feitas de silício, um componente químico semicondutor que, por natureza, perde eficiência com o calor.
  • Ângulo de inclinação das placas fotovoltaicas: para garantir a melhor incidência possível de radiação solar durante o ano todo, a instalação dos painéis solares deve ter o ângulo de inclinação igual ao da latitude local.

Imaginamos que só de saber essas informações você já consiga ver que cada estação tem suas vantagens em relação à energia solar, não é? Mas calma, vamos passar por cada uma para sanar qualquer dúvida que você ainda tenha!

A energia solar nas 4 estações do ano

Primavera

Essa estação apresenta 2 grandes vantagens:

  • A primeira é que é uma estação já com dias mais longos, temperaturas amenas, que não superaquece os equipamentos, e com menor índice de chuvas, de forma que o céu fica limpo frequentemente. 
  • A segunda vantagem é relativa à instalação, uma vez que o processo todo de planejamento, aprovação, instalação e testes pode levar até 30 dias. Então ela é considerada a estação ideal para começar o processo e já ter tudo funcionando perfeitamente e em sua melhor capacidade quando chegar o verão, época de maior produção.

Verão

Como esperado, o verão é a estação com maior produção de energia solar, afinal os dias são mais longos e a quantidade de luminosidade é alta. E como vimos, quanto mais tempo e incidência de luz, mais energia é produzida.

Em relação ao superaquecimento dos equipamentos, não é algo a se preocupar. Eles são altamente resistentes, de forma que o calor excessivo não irá prejudicá-los. Podemos dizer que, enquanto o silício perca alguma eficiência com altas temperaturas, a radiação por mais tempo irá “compensar” essa falta. Ou seja, de qualquer forma seu sistema solar irá gerar energia mais que suficiente para consumo.

Ainda, as chuvas de verão são grandes aliadas da limpeza dos equipamentos, evitando acúmulo de sujeiras que possam prejudicar sua eficiência.

Outono

Marcada por dias mais frios e pela queda das folhas das árvores, esta também é uma estação vantajosa na geração de energia solar, afinal as placas estarão com ótimo funcionamento pelas temperaturas mais baixas e boa incidência solar.

No entanto, começa a escurecer mais cedo e é preciso verificar se não está acumulando folhas nos painéis. Fique atento ao desempenho das placas e agende uma manutenção pra limpeza do equipamento.

Inverno

Nos meses mais frios, de fato há menor produção de energia solar, uma vez que os dias são mais curtos e a angulação do Sol em relação à Terra muda, afetando a questão da incidência solar como vimos mais acima. Então, com menos tempo de radiação solar e o sol “mais baixo”, você não irá produzir tanta energia quanto em dias de verão com “sol a pino”.

Por outro lado, os aparelhos elétricos funcionam melhor em temperaturas amenas, aproveitando ao máximo sua eficiência com a energia gerada.

E para fechar com chave de ouro, uma informação valiosíssima: existe um sistema de compensação de energia em que toda a energia excedente (que você produziu e não consumiu) é injetada na rede elétrica pública e você fica com créditos para utilizar nos meses de menor produção.

Ou seja, você tem total equilíbrio para estar sempre abastecido e garantir sua economia durante o ano todo. 

Quer saber exatamente a economia gerada e todas as vantagens da energia solar para o seu caso? Fale com a gente e faremos um orçamento de acordo com a sua necessidade!