Investir em energia híbrida pode ser a solução para problemas ambientais que vêm sendo enfrentados pelo Brasil e o mundo, saiba mais.
Buscar reduzir o impacto que a atividade humana causa no meio ambiente vem sendo pauta em diversos debates ao redor do mundo, e entre as alternativas mais viáveis – principalmente para grandes companhias – está o investimento em energia híbrida.
Essa energia provém da combinação de duas ou mais formas de geração de energia limpa, como a eólica, a solar fotovoltaica e a hidráulica. As fontes renováveis são uma das maiores apostas do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Portanto, a importância de se investir em usinas híbridas de energia vem das necessidades de combate às mudanças climáticas e da democratização de acesso a esses recursos. Utilizando duas ou mais fontes, o fornecimento é mais estável e garantido.
O que é energia híbrida?
Como já citado, a energia híbrida é obtida a partir de duas ou mais fontes preferencialmente renováveis desse recurso, geralmente que compartilham um mesmo ponto de conexão. Nas instalações da usina híbrida pode ou não haver um sistema de armazenamento.
Energia híbrida no Brasil
No Brasil, uma boa combinação para geração de energia híbrida é a partir do uso de energia solar e energia eólica, pois as duas se complementam: enquanto a usina solar produz de dia, o pico de produção da eólica é à noite. Os tipos de hibridação mais comuns são:
- Fotovoltaica + Eólica.
- Fotovoltaica + Hidráulica.
- Hidráulica + Eólica.
- Termossolar + Biomassa.
A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, aprovou recentemente uma legislação que regulamenta o funcionamento de usinas híbridas no país. A norma permite a combinação de várias fontes de energia, mas beneficia o uso das renováveis.
A nova medida da Aneel beneficiou os parques eólicos já existentes no país – que já possuem licença ambiental e infraestrutura de rede e podem se expandir – e a criação de novas usinas – que já previam o uso de duas ou mais fontes em seus projetos.
Benefícios das usinas híbridas
Dentre os principais benefícios do uso da energia híbrida estão o uso mais eficiente da rede de transmissão, a diminuição de riscos comerciais, a economia em área de instalação da usina e outros como:
- Ponto de acesso com maior capacidade, pois possui mais complementaridade;
- Quando uma fonte está inativa, existe a garantia de ter outra fonte para suprir;
- Otimização do uso das infraestruturas elétricas;
- Agilidade no prazo de conexão;
- Compartilhamento de equipamentos entre as fontes de energia (caldeira e conversor);
- Menor custo de manutenção;
- Otimização da logística.
Desafios do investimento
Alguns desafios precisam ser superados para a montagem de uma usina híbrida de energia, o primeiro deles é a menor confiabilidade, já que as fontes compartilham o mesmo equipamento, isto porque, em caso de falha isso pode atingir ambas usinas.
Outro ponto desafiador é o subaproveitamento de recursos (vento, luz solar, biomassa), que pode ocorrer quando a disponibilidade deles superarem a capacidade de produção de energia da usina.
Mesmo com os contras, as usinas híbridas se mostram uma solução tanto para o mundo quanto para o Brasil – que enfrenta uma crise nas usinas hidrelétricas. Sendo mais ecológicas e tendo um custo menor do que as usinas termelétricas.
E então, você também quer fazer parte dessa transformação por uma energia mais limpa e econômica? Aqui na BMB Energy nós já ajudamos nossos clientes a economizar mais de R$ 1 milhão mensalmente, com projetos somando a potência instalada de 11.737,90 KW.