Fazer mais com menos: saiba qual a relação entre eficiência energética e a energia solar fotovoltaica e como ela contribui no âmbito individual e coletivo.
Você sabia que a energia solar pode diminuir o custo de energia não apenas para o consumidor-gerador, mas também para todos os brasileiros?
Isso mesmo, o uso de energia solar fotovoltaica é uma excelente medida de eficiência energética, com efeitos positivos para todo o país. Mas o que isso significa? Vamos explicar agora, continue a leitura!
O que é eficiência energética?
Eficiência, de forma simples, significa fazer mais (ou pelo menos a mesma coisa) com menos, sem perder em qualidade. No setor energético, isso significa gerar a mesma quantidade de energia com uso de menos recursos naturais ou obter o mesmo funcionamento de equipamentos elétricos com menos consumo de energia.
Portanto, o objetivo da eficiência energética é reduzir tanto custos monetários quanto o impacto ambiental, através do consumo mais consciente de eletricidade.
Desperdício de energia
Gerar energia sempre terá um custo atrelado, monetário e ambiental. Agora, imagine o tanto de energia simplesmente desperdiçada diariamente que nos faz perder em poder financeiro e na saúde do nosso planeta.
No Brasil, esse desperdício chegou a níveis alarmantes. Segundo uma pesquisa da Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o Brasil desperdiçou 143,6 milhões de gigawatts-hora (GWh) no período entre 2014 e 2017. Esse montante equivale a 1,4 vez mais do que toda a produção de energia elétrica em 2016.
São números que servem como um alerta para a urgência de incentivos do governo e nossas próprias iniciativas para adotarmos mais medidas de eficiência energética.
Energia Solar: medida de eficiência energética no âmbito individual e coletivo
Gerar energia solar, seja na sua casa ou empresa, é uma excelente medida de eficiência energética. Por se tratar de uma fonte econômica, limpa e renovável, ela não causa desgastes ao meio ambiente e sua tecnologia é consideravelmente mais barata do que outras alternativas, tanto na instalação de usinas quanto em painéis de uso individual.
Além disso, estará diminuindo o uso e dependência de fontes hídricas e termelétricas. Gerando aumento nos custos da energia em períodos de seca, no caso das hidrelétricas (acabamos de sair de uma grave crise hídrica) e, no caso de termelétricas, são dependentes de combustíveis fósseis que emitem gases poluentes de efeito estufa e possuem alta volatilidade de preços.
No âmbito individual, você estará obtendo todos esses benefícios de gerar e consumir uma energia limpa e muito mais em conta, economizando até 95% dos gastos em energia elétrica por 25 anos ou mais (tempo médio de vida útil do equipamento). E, claro, como estamos falando em eficiência energética, isso significa também diminuir seus custos sem perder em conforto ou diminuir seu consumo.
Mas como falamos, as vantagens não se limitam apenas aos consumidores-geradores de energia solar. Foi feito um estudo que comprova que ela também pode aumentar a eficiência no setor elétrico de todo o país, reduzindo a conta de luz de todos os brasileiros em 5,6% até 2031.
Esse estudo foi realizado pela consultoria especializada Volt Robotics e concluiu que, com o crescimento esperado alcançando 37,2 GW de potência instalada em geração distribuída até 2031 no Brasil, é provável que a frequência de acionamento da bandeira vermelha nas tarifas de energia seja reduzida em cerca de 60%.
Outros fatores também são citados no cálculo dessas projeções, mas, em resumo, com a redução da frequência no acionamento da bandeira vermelha, o barateamento dos custos, e a diminuição de perdas em linhas de transmissão e redes de distribuição, poderemos alcançar uma economia de R$ 86,2 bilhões e baratear em 5,6% a fatura de eletricidade até 2031.
Excelente notícia para o seu dia, não é? Se quiser saber mais sobre como você pode aumentar a eficiência energética da sua casa, comércio ou indústria com o uso de energia solar, clique aqui e solicite uma proposta!
A BMB Energy é uma empresa especializada na área e já ajudamos nossos clientes a economizarem mais de R$1.035.226,78 mensalmente e evitar a emissão de 1.712,32 toneladas de CO2 no meio ambiente.