A energia solar tem papel fundamental nos ODS, mas afinal o que são esses objetivos e como eles são afetados pela energia fotovoltaica? Entenda agora!

Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos é o 7° dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Parece algo distante? Bem, essa agenda, que também passa por metas como a erradicação da pobreza, fome zero, igualdade de gênero e outras, tem até 2030 para ser implementada.

E sim, a energia solar tem papel importantíssimo não apenas na meta de acesso universal à energia limpa, mas em diversas outras frentes desse desafio de garantir uma vida digna a todos para a próxima década.

Mas antes de você entender o papel da energia solar nisso tudo, vamos te explicar o que são os ODS e como tem sido a participação do Brasil nessa agenda. Vamos lá?

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?

Definidos em 2015, os ODS são um apelo global, firmado pela ONU na Cúpula das Nações Unidas, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

São metas que devem guiar as decisões dos líderes de todos os atuais 193 países nesses 15 anos. 

Esses objetivos surgiram baseados nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, metas estabelecidas para o período entre 2000 e 2015 e que foram considerados um sucesso, uma vez que foram obtidos avanços importantes na redução da pobreza global, no acesso à educação e à água potável.

Com 169 metas ao total, os 17 objetivos se resumem a:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero
  3. Boa saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água limpa e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Emprego digno e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Combate às alterações climáticas
  14. Vida debaixo d’água
  15. Vida sobre a terra
  16. Paz, justiça e instituições fortes
  17. Parceria em prol das metas

Como está a participação do Brasil nos ODS

Agora que você entendeu o que e quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, deve estar se perguntando como está o andamento das pautas no nosso país.

Bem, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Relatório Luz da Sociedade Civil, de fato estamos longe de cumprir o acordo.

Os especialistas em desenvolvimento sustentável verificaram que nos encontramos em situação de estagnação ou até retrocesso em vários itens da agenda.

Especialmente no objetivo 7, de assegurar o acesso confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia, foi identificado que falta perspectiva nos projetos em andamento.

Apesar do expressivo crescimento do mercado de energias renováveis no Brasil e a expectativa de dobrar a capacidade instalada de geração distribuída ainda este ano, é preciso maior incentivo ao uso e fomento das energias limpas, como solar e eólica.

E precisamos deixar claro que a energia solar, como uma fonte de energia de fácil e acessível adesão, tem papel fundamental no desenvolvimento do país e cumprimento dos ODS. 

Como a energia solar pode ajudar nos ODS

Assim como a população mundial aumenta cada vez mais, cresce também a demanda por energia. Hoje, a energia solar é uma das fontes com menor impacto ambiental e maior acessibilidade que dispomos.

Também por ser uma fonte descentralizada, da qual qualquer indivíduo pode aderir, mesmo em regiões não atendidas pela rede elétrica tradicional, ela se mostra a melhor alternativa de geração de energia limpa para o futuro.

Então, podemos identificar pelo menos 3 pontos em que a energia fotovoltaica auxilia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são:

1- Proteção Ambiental

Hoje, 60% das emissões globais de gases do efeito estufa são resultantes de geração de energia. Além disso, a queima de combustíveis fósseis contribuem para a baixa qualidade de terra, ar e água.

Trocar a geração de energia para fontes limpas protege o meio-ambiente sem comprometer o crescimento econômico e social do país.

2- Crescimento econômico

Como mencionado, a diminuição do impacto ambiental pela geração de energia limpa não só não compromete o desenvolvimento econômico, como na verdade o potencializa.

Mais empregos são gerados, além de serem mais seguros e estáveis do que no mercado de energia convencional. Também há mais oportunidades para atividades econômicas, seja pela diminuição dos custos com energia, pela geração de novos modelos de negócios ou mesmo pela instalação em áreas remotas sem abastecimento.

3- Diminuição das desigualdades

A energia é central para a realização de todo tipo de atividade, desde as mais básicas necessidades como se aquecer ou cozinhar, até o acesso a conhecimento e oportunidades de trabalho.

O acesso à energia em áreas rurais cria a oportunidade para o acesso à internet e conhecimento, à educação. E isso ainda beneficia a igualdade de gênero, uma vez que meninas e mulheres também terão mais acesso a educação e oportunidades de trabalho.

Você deve ter percebido que, dentro desses 3 pontos que destacamos, o uso de energia solar pode auxiliar em praticamente, senão todos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis. 

E é por isto que temos orgulho de fazer parte desse mercado, afinal o propósito da BMB é justamente colaborar para que todos tenham acesso à energia acessível, confiável, sustentável e limpa.

Então se você também está pronto para fazer parte desse movimento, fale com a gente!